News

Professor of Medicine represents the Bahiana In the USA

Research addresses the importance of hip circumference in the development of metabolic syndrome.

Share

The Medicine course of Bahiana foi representado pela médica endocrinologista e professora Maria de Lourdes Lima, no Congresso Internacional da Associação Americana de Diabetes, que aconteceu em junho, na Filadélfia. Na ocasião, ela apresentou o trabalho "Circunferência do Quadril: um fator protetor para o desenvolvimento da síndrome metabólica em mulheres com excesso de peso?".


Paper "Hip Circumference: a protective factor for development
of metabolic syndrome in overweight women?".

 

The study is the result of the work developed in the Overweight Study Project, which works at the Teaching-Assistance Clinic of Bahiana. The research notes the importance of hip circumference in protecting the development of metabolic syndrome in overweight women.

Segundo a professora Maria de Lourdes Lima, a síndrome metabólica "é um conjunto de fatores de risco cardiovascular presentes em um único paciente, entre eles: pressão arterial elevada, glicemia maior que 100 mg/dL, trglicéreides maior que 150 mg/dL, HDL colesterol menor do que 40 em homens e menor que 50 em mulheres e cintura maior ou igual a 80 em mulheres e maior ou igual a 90 em homens. Estes fatores estão usualmente associados a obesidade central e resistência à ação da insulina".

Estudos já apontavam para o tamanho da circunferência da cintura para avaliação dos riscos cardiovasculares. Desta vez, a medida do quadril entra como fator importante na avaliação da paciente. "Está bem estabelecido que a medida da cintura está associada à presença de uma maior concentração de gordura visceral, rica em citicinas inflamatórias que promovem aterosclerose, facilitam o desenvolvimento de diabetes e hipertensão. Entretanto, a gordura periférica (bem representada pela circunferência do quadril), produz a adiponectina que é um hormônio que protege dos efeitos deletéreios das citocinas inflamatórias, ajudando a prevenir diabets e doenças cardiovasculares", explica.


Professor Maria de Lourdes Lima, at the Congress
Diabetes Association International.

 

A professora chama a atenção para um dado importante: "a mulher que é universalmente obesa (tem acúmulo de gordura não somente no abdomen mas também no quadril) e principalmente aquelas que predomina a gordura no quadril, costumam ser mais saudáveis do ponto de vista metabólico e cardiovascular do que aquelas onde predomina a gordura no abdomen". 

The good news is that metabolic syndrome is preventable and, in cases where it has already occurred, it can be reversed. For this, the researcher advises the adoption of healthy habits such as a balanced diet, physical exercise and the early diagnosis of conic diseases such as high blood pressure, diabetes, obesity and dyslipidemia (imbalance in cholesterol and triglyceride levels).