Bahiana officializes the anticipation of graduation in Medicine

The measure is among the actions aimed at reducing academic impacts and will take place on April 16, at 19 pm.

On March 12, the WHO declared a pandemic situation, calling everyone to a state of alert. THE Bahiana, as is its nature, anticipated measures to prevent and control possible contagions from the infection caused by COVID-19: it created the institutional COVID19 Committee to support the Rectory in the decisions required by the protocol of this pandemic. At that time, all actions were based on two guidelines:
1) maintain a safe environment for students, teachers, staff and patients;
2) contribute to reducing the impact of the pandemic through solidarity actions in order to reduce the damage caused by the coronavirus in Salvador and Bahia.

Desde então, toda a instituição vem trabalhando incansavelmente para evitar os prejuízos decorrentes da paralisação das atividades acadêmicas, a exemplo da antecipação das férias do alunado dos cursos de graduação, excetuando os discentes do 12º semestre do curso de Medicina. Nesse sentido, ao analisar a situação dessa turma de graduandos, notou-se que os acadêmicos já haviam ultrapassado a carga horária mínima de internato exigida pelo MEC. Portanto, considerando o cenário atual e atendendo à demanda da turma, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Reitoria decidiram considerar integralizada a carga horária do curso, antecipando assim a colação de grau desses formandos para o dia 16 de abril, no formato on-line, às 19h.

Outra medida acadêmica de suporte aos graduandos foi a criação de um curso de extensão intitulado “Noções Finais de Racionalidade Médica: aproveitando o contexto da COVID-19”, no qual corpo docente tem trabalhado intensamente para oferecer uma visão crítica e uma abordagem prática do panorama atual. Além disso, a instituição também estabeleceu uma parceria com a editora SANAR, que está disponibilizando conteúdos de educação médica.

Bahiana understands the "knot" in the history that everyone has been going through and sympathizes with their students, teachers, employees and partners.

Read, in full, the letter to academics from Bahiana.