News

TUDO SOBRE O PROCESSO SELETIVO FORMATIVO 2010.1 - FAÇA O DOWNLOAD DO MANUAL DO CANDIDATO E DO EDITAL

Share

 

PRELIMINARY INFORMATION ON THE FORMATIVE SELECTION PROCESS 2010.1 

 

PLEASE READ CAREFULLY BEFORE PROCEEDING

Continuing the process of curricular changes of the political-pedagogical projects of its undergraduate courses, the Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública reports:

 

1)      From 2010.1, aiming at the quality and excellence of teaching/learning, the political-pedagogical projects of the Medicine, Physiotherapy, Biomedicine, Nursing and Dentistry courses contemplate interdisciplinary aspects and intercourses, allowing internal transfer between these courses.

 

2)      Course students only Physiotherapy, Biomedicine, Nursing and Dentistry da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, from the end of the 2nd year or 4th semester of the respective courses, they may compete for vacancies in the Medicine course which will be made available for this purpose in 2012.1On internal selection process, obeying the regulatory norms that will be previously ignored.

 

3)      From 2011.1there will no longer be the possibility of external transfer to the Medicine Course.

 

TRAINING SELECTION PROCESS FOR ENTRY INTO UNDERGRADUATE COURSES IN 2010.1 – BASIC ASSUMPTIONS

 

Admission to SCHOOL Courses BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP, se fará pela realização do Processo Seletivo Formativo e pela utilização do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, optionally and complementary to the Selection Process.


The basic assumptions of this Selection Process are:

1.      Selecionar candidatos com perfil mais adequado à natureza e à concepção dos Cursos de Graduação que oferece, adotando nos instrumentos de avaliação um conceito mais prospectivo, sem perder de vista a necessidade de trabalhar com os atributos de uma avaliação retrospectiva quanto aos conhecimentos, habilidades, competências e atitudes trabalhadas dos níveis anteriores de escolaridade dos inpíduos submetidos ao Processo Seletivo Formativo.

2.      Ampliar a credibilidade e a confiabilidade do Processo Seletivo Formativo, com o objetivo de alinhar este Processo aos princípios pedagógicos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a traditional but contemporary institution, which privileges teaching excellence in the training of its students.

3.      Realizar um Processo Seletivo Formativo com momentos distintos e atividades específicas, valorizando as persas competências dos candidatos (cognitivas, emocionais, sociais, comunicacionais, interrelacionais), além de validar a identificação do candidato com a área da Saúde.

 

A partir desses pressupostos, foram construídos dois modelos de Processos Seletivos Formativos para o ingresso de candidatos nos Cursos de Graduação da EBMSP, um modelo para o Curso de Medicina e outro modelo para os Cursos de Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia.

 

          

MEDICINE COURSE

 

The 2010.1 Formative Selection Process for admission of candidates to the Medicine Course presents an academic architecture built by two evaluation phases:

 

1st PHASE - NOVEMBER 22, 2009 - SUNDAY
OBJECTIVE PROOF OF CONTEMPORARY GENERAL KNOWLEDGE, in the four areas of knowledge:
1. Languages ​​(Portuguese and English languages);
2. Human Sciences and Current Affairs (History and Geography);
3. Natural Sciences (Physics/Chemistry/Biology);
4. Mathematics.

 

A PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS terá 30 (trinta) questões de múltipla escolha, elaboradas a partir de um eixo temático, tratando os conteúdos das disciplinas estudadas ao longo da escolarização básica de forma integrada, transversal e transdisciplinar, cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato, além de avaliar a capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência.

 

 

Poderão ser contemplados, nesta prova, temas como: biopersidade, ecologia, novos mapas sócios e geopolíticos, arte e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, persidade, violência, terrorismo, avanços tecnológicos e relações de trabalho.

 

Esta fase da seleção tem caráter eliminatório e classificatório e o resultado obtido pelo candidato o habilita para a 2ª FASE, após a aplicação da padronização e do ponto de corte de 1 Desvio Padrão abaixo da média aritmética dos Escores Globais dos candidatos presentes à prova, até o limite de três candidatos por vaga oferecida para este Curso.

 

In evaluating the OBJECTIVE PROOF OF CONTEMPORARY GENERAL KNOWLEDGE, o escore padronizado tem média igual a 500 (quinhentos) e desvio padrão igual a 100 (cem).  Esta OBJECTIVE PROOF OF CONTEMPORARY GENERAL KNOWLEDGE terá peso 10,0 (dez).

 

ENEM

O candidato poderá optar por utilizar o resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nesta 1ª FASE, passando a OBJECTIVE PROOF OF CONTEMPORARY GENERAL KNOWLEDGE a ter peso 8,0 (oito) e o resultado do ENEM, peso 2,0 (dois). Podem ser usados os resultados do período compreendido entre 2005 e 2008, desde que o candidato tenha alcançado, no mínimo, 40% de acerto na Nota Final no ENEM (Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação). O candidato deve informar o seu número de inscrição no ENEM, ao preencher o REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO, o que funcionará como autorização para seu uso.


2nd PHASE - NOVEMBER 29 AND 30, 2009 - SUNDAY AND MONDAY
Esta fase será constituída por dois momentos distintos, complementares e obrigatórios, um de caráter vivencial e outro constante de uma PROOF DE REDATION and a TEST WITH DISCOURSE QUESTIONS.

 

FIRST MOMENT - NOVEMBER 29 - SUNDAY
Activities will be carried out in learning environments proper to the development of medical practice, with the promotion of:

1.      Discussões e reflexões sobre as situações ali vividas e sua relação com a prática profissional;

2.      Atividades socializadoras e integradoras nas quais o candidato poderá evidenciar habilidades interpessoais, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico – reflexiva, capacidade de planejar e de executar tarefas, além de exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação, cuidado, numa perspectiva de aproximação com o mundo profissional.

 

As atividades deste PRIMEIRO MOMENTOserão realizadas por duas equipes distintas:

1.      Equipe de professores do curso, que observará o perfil pessoal dos participantes em relação ao perfil do profissional desejado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, based on the carrying out of activities and practices in the existing workstations, laboratories and learning spaces.

2.      Equipe de profissionais especializados em dinâmica de grupo e grupos operativos que observará, além das características pessoais, os perfis inpiduais, as formas de relacionamento, a pró-atividade, a capacidade de liderança e de identificar e resolver problemas, dentre outras situações.

 

Este PRIMEIRO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo propõe-se a criar oportunidades para que o candidato possa identificar as habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, constituindo-se em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuído nota ou conceito.
     
SECOND MOMENT - NOVEMBER 30 - MONDAY
Classifica o candidato para as vagas do Curso de Medicina e será constituído por uma WRITING TEST (elimination) and by a DISCOURSE TEST WITH 15 (FIFTEEN) QUESTIONS (classificatory), based on the knowledge of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology) and Mathematics/Logical Reasoning, with approaches to everyday life and a focus on health-related aspects, contemplating a defined thematic axis.

 

A PROVA DE REDAÇÃO compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo, a partir de um argumento dado, com idéias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa.  A proposta da Prova de Redação estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no PRIMEIRO MOMENTO DA 2ª FASE do Processo Seletivo Formativo.  
 
FINAL CLASSIFICATION

A classificação final of each candidate será feita em ordem decrescente do escore global. O escore global do candidato será resultante do somatório das notas padronizadas e ponderadas obtidas pelo candidato na DISCOURSE TEST AND WRITING TEST, cujos pesos serão, respectivamente, 6,0 (seis) e 4,0 (quatro).


Observação: O resultado da 1ª Fase não será computado no escore global do candidato, sendo utilizado somente para a habilitação para a 2ª Fase.

 

DISPOSAL CRITERIA
Será eliminado do Processo Seletivo Formativo o candidato que:

1.      Não comparecer a qualquer fase do Processo Seletivo Formativo; ou

2.      obtiver resultado nulo em qualquer das provas a que se submeter; ou

3.      atingir rendimento inferior a 40% na Prova de Redação; ou

4.      não atingir o rendimento mínimo correspondente a 1 Desvio Padrão abaixo da média aritmética  dos escores globais dos candidatos presentes na PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS.



 

 

COURSES IN PSYCHOLOGY, PHYSIOTHERAPY, BIOMEDICINE, NURSING AND DENTISTRY

 

 

Admission to Courses of Psychology, Physiotherapy, Biomedicine, Nursing and Dentistry will be done for the realization of the Formative Selection Process and by using the results of the evaluation of the National High School Exam - ENEM, optionally and complementary to the Selection Process.

 

O Processo Seletivo Formativo 2010.1 será constituído por dois momentos distintos, complementares e obrigatórios:

 

FIRST MOMENT - NOVEMBER 23, 2009 - MONDAY
Activities will be carried out in learning environments proper to the development of professional practices, with the promotion of:

1.      Discussões e reflexões sobre as situações ali vividas e sua relação com a prática profissional;

2.      Atividades socializadoras e integradoras nas quais o candidato poderá evidenciar habilidades interpessoais, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico – reflexiva, capacidade de planejar e de executar tarefas, além de exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação, cuidado, numa perspectiva de aproximação com o mundo profissional.

 

As atividades deste PRIMEIRO MOMENTO serão realizadas por duas equipes distintas:

1.      Equipe de professores do curso, que observará o perfil pessoal dos participantes em relação ao perfil do profissional desejado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, based on the carrying out of activities and practices in the existing workstations, laboratories and learning spaces.

2.      Equipe de profissionais especializados em dinâmica de grupo e grupos operativos que observará, além das características pessoais, os perfis inpiduais, as formas de relacionamento, a pró-atividade, a capacidade de liderança e de resolver problemas, dentre outras situações.

 

Este PRIMEIRO MOMENTO propõe-se a criar oportunidades para que o candidato possa identificar as habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, constituindo-se em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuído nota ou conceito. A vivência e as reflexões do candidato contribuirão para o seu desempenho no SEGUNDO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo.

 

SECOND MOMENT - NOVEMBER 24, 2009 - TUESDAY
It will consist of a PROOF OF CONTEMPORARY GENERAL KNOWLEDGE, com 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha e 05 (cinco) questões discursivas e de uma WRITING TEST, of an eliminatory and qualifying nature.

 

As 35 (trinta e cinco) questões da PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS serão de natureza transdisciplinar, elaboradas a partir de um eixo temático, cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato ao longo da Educação Básica, além de avaliar a capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência. Poderão ser contemplados nesta prova temas como: biopersidade, ecologia, novos mapas sócios e geopolíticos, arte e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, persidade, violência, terrorismo, avanços tecnológicos e relações de trabalho.

 

A PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS terá questões em Língua Inglesa.

 

A PROVA DE REDAÇÃO compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo, a partir de um argumento dado, com idéias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa.  A proposta da PROVA DE REDAÇÃO estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no PRIMEIRO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo. 

 

FINAL CLASSIFICATION
A classificação final of the candidates será feita em ordem decrescente de escore global. O escore global do candidato será resultante do somatório das notas padronizadas e ponderadas das PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS e da PROVA DE REDAÇÃO, que terão, respectivamente, peso 06 (seis) e 04 (quatro).

 

ENEM
A utilização do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM será opcional, podendo ser usados os resultados do período compreendido entre 2005 e 2008, desde que tenha alcançado, no mínimo, 40% de acerto na Nota Final no ENEM (Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação). O candidato deve informar o seu número de inscrição no ENEM, ao preencher o REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO, o que funcionará como autorização para seu uso.
O candidato optante terá seu escore global acrescido da pontuação relativa ao ENEM, que terá peso 02 (dois), passando a PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS a ter peso 05 (cinco) e a PROVA DE REDAÇÃO, peso 03 (três).

 

DISPOSAL CRITERIA
Será eliminado do Processo Seletivo Formativo o candidato aos Cursos de Psychology, Physiotherapy, Biomedicine, Nursing and Dentistry that:

1.      Não comparecer a qualquer fase do Processo Seletivo Formativo; ou

2.      obtiver resultado nulo em qualquer das provas a que se submeter; ou

3.      atingir rendimento inferior a 40% na Prova de Redação; ou

4.    não atingir o rendimento mínimo correspondente a 1 e 1/2 desvio padrão abaixo da média aritmética dos escores globais dos candidatos presentes.

 

Public Notice Download - Click here

 

Download Candidate Manual - Click here

 

Online registration - Click here