News

FIES 2015.1

Please read the following information carefully.

Share

Since the beginning of the difficulties presented by the FIES System (SisFIES), the Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública has made efforts to resolve issues of interest to the academic community.

A escola tem colaborado com a Defensoria Pública da União na Bahia, enviando as informações relativas aos problemas vivenciados por seus alunos no acesso ao FIES, com o objetivo de subsidiar a ação que defende os interesses do alunado.

At the same time, the Bahiana mantém contato com as associações de classe a que pertence – como a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e a Associação Bahiana de Mantenedoras de Ensino Superior (ABAMES) para pedir esclarecimentos e orientações, discutindo com seus pares as providências a serem tomadas, inclusive em relação a ações judiciais cabíveis, como as que estão sendo propostas pela ABAMES.  

Despite conflicting information disseminated by the media, by the MEC itself and by the National Education Development Fund (FNDE), which generated widespread insecurity, the enrollment process was conducted without hindrance, within normal limits. Access to classes and internships remained guaranteed and there was no decrease in the number of subjects offered in accordance with the Pedagogical Project of the courses. We assure the Federal Public Defender's Office that, regardless of the additions made, all students would have their enrollment confirmed and their regular attendance to classes guaranteed.

É importante, ainda, esclarecer que os recursos do FIES destinados à Bahiana are of character unlimited, which can be proven in the contract list attached.

A Escola tem colocado, também, o setor de Serviço Social inteiramente à disposição para explicar, orientar e ajudar os estudantes nas tentativas reiteradas de conseguir fazer as inscrições e aditamentos, incluindo mutirões nos laboratórios de informática para agilizar o processo. Sobre as novas inscrições, informamos que o SisFIES tem apresentando inconsistências que impedem a edição dos dados para aprovação. Cabe ao FNDE, órgão gerenciador do sistema, apresentar as soluções para tais inconsistências, as quais atingem tanto ao aluno quanto à IES. 

No último dia 26, em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Ministério da Educação, Antônio Corrêa Neto, reconheceu que existem problemas no sistema e que uma nova plataforma com o objetivo de melhorar a performance está sendo implantada. O diretor afirmou que na próxima semana algumas melhorias já poderão ser sentidas e alertou para o fato de que, até lá, as páginas poderão ficar fora do ar por algum tempo. O representante do executivo declarou ainda que está garantido o aditamento de 1,9 milhão de contratos e que não é necessário ansiedade, uma vez que o MEC tem obrigação de renová-los. 

Through these statements of the highest authority responsible for the matter, the Bahiana sympathizes with the students and hopes that the entire problem is resolved as soon as possible, a fact of unconditional interest to the institution itself.