Bahiana Green

Bahiana Green

The Committee Bahiana Verde, criado em 2017, é uma instância deliberativa da EBMSP, constituída por um grupo interprofissional que inclui gestores, docentes e técnicos, cujo propósito é fomentar uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no âmbito da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, cumprindo, dessa forma, a sua missão institucional.

O Comitê busca integrar a noção e os princípios de sustentabilidade socioambiental às atividades da Bahiana, fortalecendo a perspectiva da saúde integral, que entende a saúde como prática interconectada ao bem-estar social e à preservação ambiental. Desse modo, a Bahiana cumpre a legislação ambiental brasileira (Brasil, 1981; Brasil, 1999; Brasil, 2012), reafirmando o seu compromisso com as demandas sociais contemporâneas.

Within the Bahiana Verde, foram criados dois marcos institucionais importantes: o Manifesto Bahiana Verde (2018) e a Política Ambiental da Bahiana (2019), contextualizando e engajando alunos, professores e colaboradores em suas ações.

O Comitê liderou a primeira campanha de redução de uso de copos descartáveis na instituição, participou de eventos acadêmicos e administrativos, a exemplo da Mostra Científica e Cultural da Bahiana, medindo a “pegada ecológica” dos participantes, trazendo à consciência o impacto que os hábitos humanos diários geram no ambiente, e realizou lives com temas afins, disponíveis no canal do YouTube da Bahiana, among other actions.

Sua atuação é contínua e busca fomentar novos conhecimentos e experiências que levem à mudança de comportamentos individuais e coletivos com vistas à preservação do nosso planeta. Atualmente, colabora com a gestão ambiental dos campi da Bahiana, organizada em cinco frentes: gestão de resíduos; gestão energética; gestão hídrica; manejos de áreas verdes; e comunicação ambiental. Neste âmbito, desenvolveu o programa de produção e doação de compostos orgânicos, provenientes da vasta área verde da instituição, assim como incrementou a comunicação ambiental por meio da sinalização das árvores e dos arbustos que compõem os nossos campi.

O Bahiana Verde é um convite à transformação socioambiental e traduz a responsabilidade de todos os profissionais da saúde e da educação com a preservação da vida.

Join us!